Minho digital minds

O Mundo que conhecemos está a passar por profundas metamorfoses. As novas tecnologias e a Ciência transformam o nosso quotidiano a uma velocidade desconcertante. Numa parceria entre a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a CIM Alto Minho, e o CENFIPE – Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, com o apoio de outros parceiros estratégicos (empresas de tecnologia digital e o Ministério da Educação através da Secretaria de Estado e da Direção Geral de Educação/ERTE), aceitou-se o desafio de organizar e dar corpo ao conceito do:

ALTOMINHO DIGITAL MINDS 2019
YOUTUBERS – GAMING – REDES SOCIAIS
PODE A ESCOLA IGNORAR O FENÓMENO?

Trata-se de um grande fórum em que convidamos um leque de oradores reconhecidos e inspiradores de diferentes áreas, passando, desde logo pela educação e ciência, marketing digital e artes, mas também pela música, viagens, desporto e aventura, entertainment, videojogos, fotografia e jornalismo, de forma a contribuir para uma maior compreensão dos contornos da crescente importância do gaming, dos influencers e das redes sociais, mas também para uma maior compreensão de uma escola que queremos transformadora, inclusiva e desafiadora de talentos.

Os limites da escola deixaram de ser os seus limites físicos. A aprendizagem deixou de se circunscrever ao contexto formal da sala de aula. Surgem novas questões que ganham acuidade. Que capacidades são mais importantes para as crianças e jovens aprenderem no futuro? De que escola precisamos? Como ajustá-la ao mundo do trabalho e à construção de cidadãos com valores? Quais as soft skills mais valorizadas? 

Este ambicioso evento integra duas componentes:

1.Uma diretamente vocacionada para o público jovem e para o contato direto com os seus influenciadores do canal Youtube, do Facebook, Instagram e do mundo do Gaming estimulando a competição saudável – alunos do Ensino Básico e Secundário serão desafiados a conhecer ferramentas digitais para a criação e desenvolvimento de conteúdos digitais aplicados aos videojogos ou produção de vídeos de cariz educativo, informativo ou comercial. Espaço ainda para o contato com especialistas em comunicação e marketing digital que ajudarão os jovens a explanar toda a sua criatividade e inspiração.

2.Uma outra, direcionada para educadores e especialistas diversos (professores, sociólogos, psicólogos, cientistas, empresários, profissionais do marketing digital, entre outros), que visa promover a reflexão sobre os conteúdos enunciados, sobre o impacto das tecnologias no quotidiano; sobre as novas oportunidades que as redes sociais proporcionam e a forma como alteram as relações económicas, empresariais, políticas e educativas – Destaque para os desafios e as oportunidades que proporcionam e os perigos que escondem.

Através do ALTOMINHO DIGITAL MINDS pretende-se ainda contribuir para a uma visão harmoniosa de uma vida baseada em hábitos saudáveis onde o desporto e as atividades de natureza tem um lugar preponderante. Neste contexto, prevê-se desafiar o IPVC e os cursos de desporto a marcarem presença com propostas que promovam a motricidade e o combate ao sedentarismo, o exercício físico e uma alimentação saudável. 

O ALTOMINHO DIGITAL MINDS 2019, mais do que abordar a “gameficação”, os “influencers” ou as redes sociais, pretende constituir-se como um marco no Alto Minho onde a tecnologia digital, o conhecimento científico, a formação em diferentes áreas e o entretenimento, marcam presença num ambiente acolhedor e propiciador de encontro entre docentes, alunos, pais, empresários e comunidade educativa em geral.

Parte desta iniciativa integra-se no âmbito do projeto PIICIE – Alto Minho Scholl4All da CIM Alto Minho, nomeadamente a realização do Fórum Educativo, de 2 ações de capacitação/Workshop e o espaço de Feira/Mostra.

ORGANIZAÇÃO DO ALTOMINHO DIGITAL MINDS

Américo Verde

ceo redmonitor americoverde@minhodigitalminds.pt

José Carlos Fernandes

diretor cenfipe jcarlosfernandes@minhodigitalminds.pt

gonçalo silVa

designer
goncalosilva@minhodigitalminds.pt

andreia Fernandes

imprensa
ANDREIAFERNANDES@minhodigitalminds.pt

Close Menu